sábado, 21 de fevereiro de 2009

A procissão das oferendas

No início da liturgia eucarística são levadas ao altar as oferendas que se converterão no Corpo e Sangue de Cristo.
É louvável que os fiéis apresentem o pão e o vinho que o sacerdote ou o diácono recebem em lugar conveniente e depõem sobre o altar, proferindo as fórmulas estabelecidas. Embora os fiéis já não tragam de casa, como outrora, o pão e o vinho destinados à liturgia, o rito de levá-los ao altar conserva a mesma força e significado espiritual.
Também são recebidos o dinheiro ou outros donativos oferecidos pelos fiéis para os pobres ou para a igreja; serão, no entanto, colocados em lugar conveniente, fora da mesa eucarística (altar).
Cuidado, porém, o “animador” para que não diga que “vamos receber pão e vinho”. Estamos apresentando, ofertando, oferecendo pão e vinho que se converterão em Corpo e Sangue de Cristo. Melhor ainda se não houver nenhum comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Dani disse...

Faço parte de uma equipe de liturgia, e gostaria de receber informaçoes liturgica, para melhor cresimento. A paz de Jesusmeu email é dani-ela-cristina@hotmail.com bjs

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local